estratégia

Como se concretiza o projeto?

Escolas e professores do 1.º CEB contam com o suporte pedagógico e científico do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sobretudo através de um acompanhamento próximo envolvendo:

  1. Organização e dinamização de sessões de formação para delineamento e discussão das estratégias a implementar, em função das necessidades das escolas e dos professores;
  2. Sugestão de um conjunto específico de recursos pedagógico-didáticos de apoio à conceção e implementação e avaliação de atividades com tecnologias em sala de aula;
  3. Apoio na intervenção pedagógica e didática com tecnologias digitais fazendo uso dos equipamentos disponíveis já nas escolas e de outros que venham a ser adquiridos ao longo do projeto.

Pressupostos

  1. Qualquer processo de inovação e mudança implica esforço, envolvimento e tomada de decisão individual;
  2. É indispensável proporcionar o tempo suficiente para que as transformações possam ter lugar;
  3. São sobretudo as variáveis internas (fatores de 2ª ordem) que determinam a adesão (disposição para a mudança, disponibilidade para despender o esforço necessário…);
  4. É determinante a especial atenção dada à metodologia (como fazer) para o sucesso do suporte externo (formação, supervisão, colaboração interpares);
  5. A confiança dos professores na utilização pedagógica das tecnologias digitais é reforçada pelo conhecimento e domínio adquirido através da sua utilização efetiva em contexto curricular.

Uma perspetiva investigativa (intervenção vs. investigação)

Referencial curricular

Do ponto de vista curricular e de desenvolvimento curricular, tomam-se como base as Metas de Aprendizagem na área das TIC, anteriormente desenvolvidas pela mesma equipa de investigadores no âmbito do Projecto Metas de Aprendizagem, um projeto do Ministério da Educação do XVIII Governo Constitucional (Costa, Cruz, Fradão, Soares, Belchior & Trigo, 2010). Tratando-se de um referencial de grande atualidade criado no contexto da realidade portuguesa, que parte e se foca nos três eixos nucleares da função da Escola no que se refere à criação de condições para que a aprendizagem aconteça (Acesso à Informação, Comunicação e Criação de Conhecimento), pareceu-nos adequada a sua utilização também no contexto deste novo projeto, à semelhança do que já tínhamos feito no Projeto escol@digit@l. Deste modo, professores e educadores podem tomar como referência o que, na área da aprendizagem com tecnologias digitais, é esperado que os alunos saibam e sejam capazes de fazer.

“As metas de aprendizagem aqui apresentadas explicitam as competências que os alunos devem evidenciar no final de cada um dos ciclos de escolaridade na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Em linha com os objectivos do Projecto “Metas de Aprendizagem”, as metas têm como propósito último servir de orientação a todos os intervenientes no processo educativo, particularmente professores e educadores, relativamente à selecção de estratégias de ensino e de avaliação dos resultados da aprendizagem. Ainda que da responsabilidade de uma equipa de especialistas em TIC, o desenvolvimento das metas na área das TIC foi equacionado numa perspectiva transversal e em estreita articulação com as restantes áreas científicas, tanto do ponto de vista horizontal, como em termos de sequência e progressão ao longo dos quatro períodos considerados, aliás de acordo com a filosofia explicitamente assumida no Currículo Nacional do Ensino Básico (Dec-Lei 6/2001 de 18 de Janeiro) – as TIC como “formação transdisciplinar”. Mais do que um currículo autónomo, a ideia nuclear é a de que estas metas constituam o referencial a considerar por cada professor na sua área específica, numa óptica de desenvolvimento global do aluno, permitindo-lhe compreender em que matérias, para que fins e como será adequado e pertinente mobilizar as TIC.”

metas TIC

 

Atividades Com Tecnologias (conceção e implementação)

Numa lógica de sugestão de ideias sobre o que é possível realizar com tecnologias, colocando estas, sobretudo nas mãos dos alunos, e em resultado de diferentes projectos anteriores, nomeadamente no Projecto TACCLE2, em que foram produzidos 5 livros de actividades com tecnologias em diferentes áreas (Ciências e Matemática, Humanidades, Arte e cultura, Competências-chave, Pré-escolar e 1º Ciclo), os professores e educadores deste projeto dispõem de uma Biblioteca de Propostas de Actividades COM Tecnologias que serve como ponto de partida para desenharem e experimentarem as suas próprias actividades com recurso às tecnologias digitais, ou sejam, o que vão propor aos alunos nas suas aulas.

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