objetivos

O Projeto Amadora Aprender Digital [1º Ciclo], tem como principal finalidade estimular e envolver a comunidade educativa do concelho da Amadora, em especial os professores do 1.º CEB, no processo de reflexão sobre a mobilização de tecnologias digitais para fins educativos e sobre as mudanças nas suas práticas que isso implicará, quando considerado o potencial inovador que essas tecnologias encerram, nomeadamente em termos de desenvolvimento curricular e como ferramentas de aprendizagem. Sem prejuízo de outras dimensões de capital importância para a eficácia de qualquer movimento de inovação na escola, e do reconhecimento da interdependência dessas dimensões, “aprender com tecnologias” e “colocar as tecnologias nas mãos dos alunos”, são, neste projeto, dois elementos chave estruturantes do caminho a percorrer.

Porquê este Projeto?

Este projeto nasce, em primeiro lugar, do reconhecimento da Câmara Municipal da Amadora, em articulação com a direção dos agrupamentos de escolas e com o centro de formação de professores do concelho, da necessidade de uma aposta efetiva visando a exploração e integração pedagógica dos recursos tecnológicos já existentes nas escolas do concelho. Procurando constituir-se também como uma oportunidade para equacionar ativamente os desafios que as tecnologias digitais trazem à Escola, hoje, este projeto assenta sobretudo no reconhecimento da importância que têm as aprendizagens realizadas no 1º Ciclo para o sucesso dos alunos ao longo da sua escolaridade e, enquanto cidadãos, fora da escola, e da importância do trabalho e da ação dos professores nesse processo.

O que se pretende em concreto?

Na prática, com o trabalho a desenvolver no terreno, pretende-se:

  1. Envolver de forma ativa e crítica os professores do 1.º CEB na procura das melhores soluções para a mobilização de recursos tecnológicos potencialmente inovadores, incluindo o uso de computadores, quadros interativos, tabletes, etc..
  2. Assegurar uma intervenção refletida e fundamentada sobre as dinâmicas de utilização de tecnologias digitais no contexto das atividades curriculares e extracurriculares do 1.º CEB.

Em paralelo com o trabalho dos professores e dependendo sobretudo da sua ação deliberada, espera-se criar condições que em cada agrupamento permitam:

  1. Garantir uma certificação de competências digitais de todos os alunos do 1.ºCEB.
  2. Reforçar a autonomia pedagógica das escolas e dos professores em estreita articulação com a rede de colaborações já existente, nomeadamente com o Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Amadora (CFAECA), visando a generalização do uso de tecnologias digitais em contexto escolar.

 

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