Uma dissertação sobre o Projeto Aprender Digital

A Integração de Tecnologias Digitais no Currículo: A perspetiva de um conjunto de professores participantes no projeto Aprender Digital” é o título da dissertação de Mestrado em Educação e Formação (em e-Learning e Formação a Distância) que a Margarida Ribeiro desenvolveu e que será apresentada em provas públicas no dia 5 de dezembro de 2022, pelas 11:00 horas, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na sala 7.

De referir que o Projeto Aprender Digital (Amadora, 1.º Ciclo), deu origem ao Projeto Escol@s Digitais, neste momento em desenvolvimento no mesmo território do concelho da Amadora e as escolas do 1.ºCiclo como contexto privilegiado de intervenção

O documento final poderá ser consultado em breve no Repositório da Universidade de Lisboa.

Aqui fica o Resumo da dissertação:

A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores pode ser realizada de diferentes formas e em diferentes contextos. Para além deser sempre vista como uma integração benéfica, esta pode ter também várias dificuldades e constrangimentos, importando, para isso, conhecer qual a perspetiva dos próprios professores.

Neste sentido, o presente trabalho de investigação, inserido no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, na área de especialidade E-Learning e Formação a Distância do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, visa analisar os desafios e oportunidades de integrar as tecnologias digitais no currículo na perspetiva de um grupo de professores que participaram no projeto “Aprender Digital”.

Recorrendo a uma metodologia qualitativa, foram entrevistados alguns professores de escolas do 1.º ciclo do concelho da Amadora que estiveram integrados neste mesmo projeto, com o objetivo de perceber a sua perspetiva em relação à integração das tecnologias no currículo e o seu impacto no desenvolvimento profissional dos professores.

Os professores inseridos neste projeto reconheceram e valorizaram o uso das tecnologias digitais na escolae nas suas aulas, entendendo a sua relevância e utilidade. Do ponto de vista da aprendizagem, foi verificado que, através do uso destas tecnologias, é possível dar aos alunos um papel mais ativo na construção do seu conhecimento, sendo que estes recursos fazem com que o processo de aprendizagem seja mais atrativo. Foi verificado que os participantes desenvolveram uma compreensão destas tecnologias, assim como uma alteração de práticas de ensino e perspetivas. A participação de professores com opiniões favoráveis em relação à utilização educativa das TIC (Tecnologias da informação e comunicação) foi valorizada.

Estes resultados apontam para uma maior integração das tecnologias na sala de aula e indicam que recursos tecnológicos de ensino devem ser tão valorizados como os tradicionais.