Novo Concurso de Projetos com Tecnologias

À semelhança dos anos anteriores, está de novo aberto o Concurso para apresentação de projetos de utilização pedagógica e didática de tecnologias digitais. Este concurso constitui uma das linhas de ação do Projeto AMADORA APRENDER DIGITAL [1ºCICLO] na medida em que estimula as escolas a apresentarem propostas visando a utilização de tablets no 1.º CEB, mas também no Pré-Escolar. A apresentação de projetos pode ser realizada até ao dia 03 de fevereiro de 2020, devendo as propostas ser apresentadas pelos Coordenadores de Escola, através de FORMULÁRIO próprio disponível online.

Condições de participação:

Os Projetos de Escola visando a utilização de tablets no 1.º CEB/JI devem ser apresentados pelas Escolas, devendo ser acauteladas as seguintes condições:

• o preenchimento e submissão de um Formulário de Candidatura da Escola dentro do prazo acima;
  • a submissão deve ser efetuada pelo(a) respetivo(a) Coordenador(a) de Escola;
  • a inclusão dos nomes dos professores que integram o Projeto da Escola visando a utilização de tablets no 1.º CEB/JI;
  • a identificação de um professor responsável pela coordenação do Projeto da Escola visando a utilização de tablets no 1.º CEB/JI;
  • a disponibilidade de cada um dos professores/educadores envolvidos para participar nas atividades que vierem a ser necessárias para a concretização do Projeto da Escola visando a utilização de tablets no 1.º CEB/JI;
  • a apresentação de um Projeto da Escola visando a utilização de tablets no 1.º CEB/JI, ou sejam, uma proposta de atividades concretas para utilização didática de tablets envolvendo os alunos das turmas dos professores/educadores que integram a proposta.
  • Neste concurso podem candidatar-se todas as escolas à exceção das que obtiveram propostas vencedoras no ano letivo anterior (2018/2019).

Critérios de seleção das propostas

A seleção das candidaturas apresentadas pelas Escolas será priorizada em função de:

Coerência geral da proposta apresentada – clareza dos objetivos e evidência de resposta aos objetivos considerados no edital; evidência do contributo para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos; clara integração nas metas e objetivos do projeto educativo do agrupamento de escolas ou escola; Adequação aos objetivos de aprendizagem constantes do currículo do 1º Ciclo; (100 pontos).

Pertinência e exequibilidade das atividades propostas para a concretização dos objetivos definidos; (50 pontos.

Carácter inovador das atividades, tendo em conta os contextos de desenvolvimento do projeto, sendo particularmente relevante a utilização diversificada de tecnologias e de ferramentas digitais; (50 pontos)

Inclusão de estratégias de avaliação e relevância dos indicadores de resultados apresentados; (50 pontos)

Inclusão de estratégias de envolvimento de outros intervenientes da escola e/ou do agrupamento; (50 pontos)

Avaliação

A apresentação de candidatura, não pressupõe a atribuição de financiamento. A candidatura é analisada pela Câmara Municipal da Amadora em parceria com o Instituto de Educação, que, mediante critérios específicos, escolhe até 5 propostas vencedoras, cujo prémio é um Kit de 16 tablets, instrumento para a dinamização das atividades apresentadas.

Comunicação dos resultados

Os resultados da análise das propostas são divulgados até ao dia 11 de fevereiro, mediante comunicação escrita aos agrupamentos.