Em jeito de balanço

O IV Encontro de Professores e Educadores Aprender e Ensinar com Tecnologias teve lugar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa no passado dia 24 de junho. Para além do Coordenador do Projeto, a sessão de abertura contou com a presença da Presidente da Câmara da Amadora e do Diretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Este encontro, que marca a conclusão da fase piloto do Projeto Amadora Aprender Digital (2016-2019), contou com a presença de cerca de 110 participantes, na sua gtrande maioria professores do 1.º CEB e educadores do concelho da Amadora (89)..

O Encontro promoveu a partilha de atividades com tecnologias desenvolvidas pelos alunos, educadores e professores do 1.º CEB, assim como a partilha de testemunho da Direção de um dos Agrupamento de Escolas do concelho no apoio à implementação de projetos com tecnologias, como foi o caso do Projeto Amadora Aprender Digital. Para além da partilha de práticas, o evento constituiu mais uma oportunidade para se refletir sobre as potencialidades das tecnologias móveis como ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem, com o contributo do Professor José Moura Carvalho, consultor científico do Projeto.

A finalizar, a equipa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa fez um balanço global e uma reflexão sobre os três anos de implementação do Projeto em que estiveram envolvidos, de forma diferenciada, os 12 Agrupamentos de Escolas da Amadora, evidenciando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (análise SWOT).

Como perspetiva para o futuro após a conclusão da primeira fase do Projeto, a Câmara Municipal da Amadora, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, afirmou a sua intenção em continuar a apostar no conceito de Aprender Com Tecnologias nas suas escolas da rede pública.

Instantâneos do Encontro