Formação em Robótica

No âmbito do Projeto KML2 – Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal (https://www.nonio.uminho.pt/kml2), e tendo em vista realizar diversos estudos de caso a nível nacional e internacional, está aberta a possibilidade de participação de alguns Educadores e Professores que integram o Projeto Amadora Aprender Digital na formação que irá decorrer durante 2019.
O convite destina-se a Educadores de Infância e Professores do 1ºCEB que possam ter interesse em participar na formação e nas atividades do projeto de investigação (10 inscrições para a formação). Aqui fica disponível o link (https://goo.gl/forms/6iPjiL2SeUqqyEa82) para a pré-Inscrição de Educadores de Infância e Professores do 1ºCEB na Formação.

Os requisitos para participação são os seguintes:
1 – Ser Professor do 1º Ciclo de Ensino Básico ou Educador de Infância;
2 – Realizar a formação deste projeto em Junho e Setembro de 2019;
3 – Comprometer-se a desenvolver atividades de Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educativa, durante o ano letivo 2019/2020, integradas no currículo da Educação Pré-Escolar ou do 1º CEB, para efeitos de recolhas de dados por parte dos investigadores do projeto;
4 – Ser professor/a titular da turma onde vai decorrer a investigação (não podem participar professores que lecionem atividades extracurriculares ou tecnologias 1h por semana);
5 – Partilhar com os investigadores as atividades realizadas, de acordo com a metodologia definida no âmbito do projeto.

Os Educadores de Infância e Professores do 1ºCEB que participem no projeto de investigação terão acesso a:
1 – Formação acreditada, com certificado emitido pela Universidade do Minho;
2 – Um kit com recursos (robôs e tablets) a utilizar durante a recolha de dados 2019/2020.

Os critérios de seleção são os seguintes:
1 – Pertencer a uma das Localidades (Distritos) onde se desenvolve o projeto;
2 – Ter interesse na área de investigação em que se desenvolve o projeto e comprometer-se a participar durante o ano letivo 2019/2020;
3 – Ter disponibilidade para partilhar com os investigadores todo o processo das atividades realizadas;
4 – Ter disponibilidade para receber os investigadores, quando precisarem de fazer observações em contextos educativos.