Círculos de Estudos

Dando expressão a um dos eixos do trabalho definidos para o 2º ano do projeto Amadora Aprender Digital, aí está o arranque dos Círculos de Estudos, uma modalidade de formação que faz todo o sentido no modelo de trabalho que temos vindo a ensaiar de há alguns anos a esta parte.

Na prática, trata-se da concretização de cada uma das etapas do processo f@r: os professores começam por pensar no que pretendem que os alunos venham a fazer com as tecnologias digitais disponíveis, em seguida concretizam o que foi planeado e, finalmente, refletem sobre as experiências postas em prática, sobre os resultados obtidos e sobre o que pode ser feito para melhorar novas investidas.

E assim sucessivamente, com o apoio da equipa responsável pelo projeto sempre que necessário, mas, sobretudo, apoiando-se uns aos outros no contexto da escola ou escolas em que estão inseridos. Ou, por outras palavras, fazendo o caminho, ganhando mais confiança, percebendo melhor quando as tecnologias trazem mais-valias, tornando-se mais competentes e, por isso, mais exigentes e mais críticos. Que bom testemunhar o seu entusiasmo, o seu profissionalismo!