Concurso de Projetos de Escola

Uma das dinâmicas do Projeto AMADORA APRENDER DIGITAL [1ºCICLO] é o Programa para a apresentação de Projetos de Escola visando a utilização de tablets no 1.º CEB.

Encontra-se aberta, a partir de hoje, dia 25 de outubro de 2017, a segunda chamada para apresentação de Projetos de Escola. O processo decorrerá até 20 de novembro de 2017, devendo as propostas ser apresentadas online, pelos Coordenadores de Escola, através de formulário próprio.

1. Condições de participação:
Os Projetos de Escola visando a utilização de tablets no 1.º CEB devem ser apresentados pelas Escolas, devendo ser acauteladas as seguintes condições:
– o preenchimento e submissão de um Formulário por Escola dentro do prazo acima referido;
– a submissão deve ser efetuada pelo(a) respetivo(a) Coordenador(a) de Escola;
– a inclusão dos nomes dos professores que integram o Projeto da Escola visando a utilização de tablets no 1.º CEB;
– a identificação de um professor responsável pela coordenação do Projeto da Escola visando a utilização de tablets no 1.º CEB;
– a disponibilidade de cada um dos professores envolvidos para participar nas ações de formação que vierem a ser necessárias para a concretização do Projeto da Escola visando a utilização de tablets no 1.º CEB;
– a apresentação de um Projeto da Escola visando a utilização de tablets no 1.º CEB, ou sejam, uma proposta de atividades concretas para utilização didática de tablets envolvendo os alunos das turmas dos professores que integram a proposta.
– as escolas das 5 anteriores propostas vencedoras, só poderão voltar a candidatar-se volvida a presente apresentação de propostas, de forma a proporcionar o alargamento continuado da integração das tecnologias digitais nas atividades de ensino e de aprendizagem para todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico, não obstante a continuação da formação e acompanhamento desses projetos.

2. Critérios de seleção das propostas
A seleção das propostas apresentadas pelas Escolas será priorizada em função de:

Coerência geral da proposta apresentada. Clareza dos objetivos e evidência de resposta aos objetivos considerados no edital; evidência do contributo para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos; clara integração nas metas e objetivos do projeto educativo do agrupamento de escolas ou escola; Adequação aos objetivos de aprendizagem constantes do currículo do 1º Ciclo; (100 pontos)

Pertinência e exequibilidade das atividades propostas para a concretização dos objetivos definidos; (50 pontos)

Carácter inovador das atividades, tendo em conta os contextos de desenvolvimento do projeto, sendo particularmente relevante a utilização diversificada de tecnologias e de ferramentas digitais; (50 pontos)

Inclusão de estratégias de avaliação e relevância dos indicadores de resultados apresentados; (50 pontos)

Inclusão de estratégias de envolvimento de outros intervenientes da escola e/ou do agrupamento; (50 pontos)

3. Avaliação
A apresentação de candidatura, não pressupõe a atribuição de financiamento. A candidatura é analisada pela Câmara Municipal da Amadora em parceria com o Instituto de Educação, que, mediante critérios específicos, escolhe até 5 propostas vencedoras, cujo prémio é um Kit de 16 tablets, instrumento para a dinamização das atividades apresentadas.

4. Comunicação dos resultados
Os resultados da análise das propostas são divulgados até ao dia 30 novembro, mediante comunicação escrita aos agrupamentos.

 

Partilhar com...