Refletindo sobre a metodologia de investigação

Aprender Digital: dimensões e indicadores para o estudo de um determinado território educativo quanto à integração de ferramentas digitais no currículo

Esta comunicação tem como objetivo apresentar o resultado da reflexão teórica sobre as principais dimensões e indicadores a considerar no estudo de um território educativo concreto, em Portugal, relativamente à integração de ferramentas digitais no currículo.

Na linha dos estudos de diagnóstico conhecidos por “estudos baseline” que, num determinado momento, visam o recorte e a caracterização ampla e profunda de uma determinada faceta da realidade para eventual comparação futura, pretendíamos também que o instrumento conceptual daí resultante pudesse ajudar-nos a configurar uma intervenção mais adequada, porquanto mais informada, no contexto de um projeto emergente nas escolas do 1º Ciclo do Município da Amadora que tem como principal finalidade ajudar os professores a equacionarem ou reforçarem o uso didático e pedagógico das tecnologias digitais hoje disponíveis.

Para além da recolha de dados objetivos, pretendíamos nessa caracterização dar particular atenção à dimensão subjetiva, ou seja, àquela que costuma estar subjacente às justificações apresentadas pelos diferentes agentes educativos, principalmente os professores, para usarem os computadores ao serviço da aprendizagem na escola.